Detalhamento
Um fruto de casca rija, em botânica, é um fruto seco com apenas uma semente (raramente duas) no qual a parede do ovário ou parte dela torna-se muito dura na maturidade. A maioria dos frutos de casca rija vem dos pistilos com ovários inferiores (veja flor) e não abrem na maturidade.
Exemplos de frutos de casca rija verdadeiras são os frutos dos carvalhos (bolotas), das avelaneiras, das faias, das castanheiras, das nogueiras[1] e a castanha-de-caju.
Frescos por mais tempo
Para guardar hortaliças
Quando ficarem fora da geladeira, elas devem ser mantidas com a parte inferior da planta (talos e caules) em uma vasilha com água ou num saco plástico aberto. Mas cuidado, ambas as técnicas só darão certo se estiverem em local bem fresco e por apenas um dia. Já na geladeira, use um saco de plástico ou uma vasilha tampada, retirando as folhas de acordo com o consumo.
Para guardar frutas
As frutas devem ser mantidas com casca e sem lavar. Essa medida é boa, pois podem ocorrer danos com o fruto no processo de lavagem. Especialistas apontam essa a maior “porta de entrada” para doenças.